quinta-feira, 20 de agosto de 2009

3650 dias

Um homem tinha um amigo que, encontrando-o um dia, fixou nele um olhar cheio de cólera e disse-lhe uma palavra tão dura que lhe feriu o coração.

Ele ficou muito admirado e pergunto-lhe:

- O que é que eu te disse? O que é que eu te fiz?

O tal amigo nada respondeu e seguiu o seu caminho.

Chegou entretanto um sábio que, ao encontrá-lo tão triste, perguntou-lhe o que tinha acontecido. Contou-lhe:

- Hoje meu amigo zangou-se comigo!

O sábio perguntou-lhe:

- Há quanto tempo é que era teu amigo?

Respondeu:

- Há dez anos que éramos amigos, entendíamo-nos perfeitamente. Todos os dias, vinha ver-me e era bom comigo. Apenas hoje é que se irritou, deixando-me muito triste.

Retorqui o sábio:

- Dez anos quantos dias são?

Ele fez as contas e disse:

- 3.650 dias.

- Retire deste número o dia em que ele se zangou contigo e verás que ficarão muitos mais dias em que houve entre vós muita amizade.


(conto retirado da revista Juvenil)



Sem comentários: