terça-feira, 14 de julho de 2009

Gripe A: Portugal soma mais 10 casos em 24 horas

Investigação laboratorial confirmou 10 casos de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1), em Portugal, nas últimas 24 horas.

Seis dos doentes estão internados no Hospital de São João, no Porto: um homem de 25 anos e duas adolescentes, uma de 13 e outra de 16 anos, que regressaram de Palma de Maiorca, um homem de 26 anos, proveniente de Marbelha, uma criança do sexo femimino, com 9 anos, vinda de França, e uma menina de 12 anos, que chegou de Espanha.

Chegados do Reino Unido e internados no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, estão dois homens, um de 23 e outro de 29 anos.

No Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa, está internada uma criança, do sexo feminino, com cinco anos, que corresponde a um caso transmissão secundária.

Uma dolescente de 15 anos, proveniente do Reino Unido, está internada no Hospital do Funchal, na Madeira.

Verificou-se, em Portugal, desde o início de Maio, um total cumulativo de 96 casos confirmados de Gripe A (H1N1). O Ministério da Saúde relembra que a totalidade de casos confirmados não representa o mesmo número de doentes. Na maioria dos casos, a doença já foi tratada e as pessoas retomaram as suas vidas.

O aumento do número de casos importados e de transmissão secundária era já previsível pelas autoridades de saúde pública, tendo em conta a evolução natural da epidemia. Não há, por isso, qualquer razão para alarme, mas sim para uma atenção redobrada.

O Ministério recomenda também a toda a comunidade – famílias, escolas, empresas, etc. – que adopte comportamentos que dificultem a transmissão do vírus.

Além da identificação, isolamento e tratamento dos casos, o Ministério da Saúde, através da Direcção-Geral da Saúde, em colaboração com a Escola Nacional de Saúde Pública e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, está, há dois meses, a analisar essa resposta social à transmissão, reportando-a periodicamente, para que os comportamentos da comunidade se adaptem à situação epidemiológica.

A pré-reserva de vacinas para 30% da população, à semelhança do que está a ser feito na maioria dos países europeus, está em curso. Neste momento, o Ministério encontra-se a negociar com os diferentes laboratórios farmacêuticos a sua reserva, existindo já a garantia de que teremos a quantidade necessária, assim que a vacina for produzida.

O Ministério da Saúde alerta, mais uma vez, os cidadãos para, em caso de sintomas de gripe, independentemente de terem viajado para fora do país, contactarem de imediato a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e seguirem as indicações dos profissionais de saúde. Esta deve ser a primeira medida a tomar antes de se dirigirem a um serviço de saúde.

O contacto com a Linha de Saúde 24 permite, perante os sintomas descritos e informações prestadas pelo utente, reconhecer se se trata de uma suspeita de Gripe A.
Isto evita o incómodo de uma ida desnecessária à urgência hospitalar.

Em caso de suspeita de infecção pelo vírus da Gripe A, o contacto inicial com a Linha de Saúde 24 garante ao utente o transporte imediato, pelo INEM, para um dos hospitais de referência, em condições que salvaguardam a sua saúde e a das pessoas que com ele contactam, diminuindo o risco de contágio da infecção.

A passagem à fase 6 do alerta de pandemia, decidida pela Organização Mundial de Saúde, deve-se à facilidade e velocidade de propagação do vírus a nível mundial.
O Ministério da Saúde tomará as medidas previstas no Plano de Contingência que venham a revelar-se necessárias em cada momento e garante que as autoridades de saúde monitorizam permanentemente o evoluir da situação.

Entre outras recomendações, o Ministério reforça a importância da lavagem frequente das mãos, da protecção da boca e do nariz ao tossir ou espirrar, sempre que possível com lenços de papel que não devem ser reutilizados, para evitar a rápida propagação do vírus.

Entretanto, foi constituída uma rede de coordenação entre os laboratórios que fazem a identificação do vírus da Gripe A (H1N1). As análises eram realizadas apenas no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e nos laboratórios do Hospital Curry Cabral. A partir de agora, passam, progressivamente, a ser efectuadas nos laboratórios do Hospital de São João, dos Hospitais da Universidade de Coimbra e no Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve Dr.ª Laura Ayres.

O Ministério da Saúde faz, diariamente, o ponto de situação da evolução da infecção da Gripe A no seu site (http://www.portaldasaude.pt/). A mesma informação pode também ser consultada no Microsite da Gripe, no site da Direcção-Geral da Saúde (http://www.dgs.pt).

Tendo em conta o crescente número de casos suspeitos que, diariamente, são investigados, o Ministério da Saúde decidiu comunicar apenas aqueles cujos resultados se revelem positivo.

(Sentido das Letras)

Sem comentários: