sábado, 25 de julho de 2009

Frei Rafael, canonizado em Outubro




Frei Rafael, um monge cisterciense que morreu aos 27 anos, será canonizado
em Outubro próximo.
Rafael nasceu em Espanha em 1911 e abraçou a fé numa altura em que o
anticlericalismo dominava o país, ainda antes da eclosão da Guerra Civil.
Aos 23 anos foi aceite no Mosteiro de Santo Isidro de Dueñas. Ao entrar,
afirmou que não tomava esta decisão por tristeza, sofrimento ou desilusão
com o mundo: “O que o mundo me pode oferecer eu já tenho. Deus, na sua
infinita bondade, deu-me em vida muito mais do que mereço”.
Apesar da força da sua vocação, Rafael foi obrigado a abandonar o mosteiro
por três vezes, devido à sua fraca saúde. Pediu para regressar como
convidado e não como frade, uma vez que não era capaz de seguir todas as
regras da ordem.
Em 1934, recebeu o hábito branco, o que o levou a escrever à sua mãe: “Estou
muito contente. Todo de branco, pelo menos por fora. Agora vou tentar
ser assim também por dentro, que é o que importa mesmo”.
Rafael morreu de diabetes aos 27 anos e a sua cela foi preservada pelos
monges como local de oração para a comunidade.
Em 1989 o Papa João Paulo II falou dele como modelo para os jovens e, mais
tarde, em 1992, beatificou-o.
Agora, será canonizado a 11 de Outubro.

(página 1, grupo renascença)

Sem comentários: