sábado, 31 de outubro de 2009

A 30 de Outubro de 1988...





Senna chega ao título que lhe fugiu nos karts

Em 1988, a McLaren dominou o Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Em 16 grandes prémios, 15 foram ganhos pelos dois pilotos da marca britânica que, ao longo de todo o ano, protagonizaram um intenso duelo nas pistas.
Ayrton Senna venceu oito corridas e Alain Prost subiu por sete vezes ao primeiro lugar do pódio.
A 30 de Outubro deu-se o tira-teimas, na penúltima prova do campeonato.
Ayrton Senna fez aquela que é considerada, pelos críticos, como uma das suas maiores exibições de toda a carreira. No Grande Prémio do Japão, em Suzuka, o piloto brasileiro largou na pole-position, mas teve problemas com o motor na largada. Senna ficou parado na pista por alguns segundos e caiu, logo à partida, para a décima quarta posição. Para tornar a corrida ainda mais dramática para os milhões de brasileiros que seguiram a prova, o francês Alain Prost assumiu a liderança da prova que podia ser decisiva para o título.
Numa recuperação como poucas vezes se viu na Fórmula 1, Senna ultrapassou todos os seus adversários e já estava em segundo na vigésima volta. À vigésima oitava já tinha ultrapassado Prost, assumindo o comando, que não voltou a perder até ver a bandeira de xadrez.
Ayrton Senna tornava-se, em Suzuka, e pela primeira vez, Campeão do Mundo de Fórmula 1. Um momento que, ainda hoje, Domingos Piedade recorda. O especialista da Fórmula 1 e amigo pessoalde Senna lembra uma conversa com o brasileiro: “O primeiro título mundial foi, para o Ayrton, algo de muito especial... Mas houve uma altura em que ele se virou para mim e disse: «Sabe uma coisa? Eu trocava qualquer um destes títulos mundiais por um Mundial de karting...». Eu acho que a maior decepção da vida do Ayrton, como piloto, foi nunca ter conseguido ganhar um campeonato do mundo de Karting”.
Piedade sublinha que o título ganho em 1988 foi, também, importante para os portugueses, “que se identificavam com o Ayrton, com a sua maneira de ser, com o idioma, com o facto de viver em Portugal, pelo facto de ter uma casa no Algarve...”. Senna conquistou o seu primeiro título mundial quatro anos depois de ter chegado à Fórmula 1, contratado pela modesta Toleman. Morreu a 1 de Maio de 1994, num acidente no circuito de Imola, quando corria na Williams, e depois de ter sido Campeão do Mundo por mais duas vezes, em 1990 e 1991, e vicecampeão em 1989 e 1993. “Ele era um espécime diferente de todos os outros”, conclui Piedade.

(http://mediaserver.rr.pt, escrito por Hugo Monteiro )

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